sexta-feira, 19 de abril de 2013

Formação em Educação Infantil

O 1º Encontro 2013 realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Viver é Aprender, com professores e coordenadores da Educação Infantil, tem a finalidade de discutir práticas metodológicas para a melhoria da aprendizagem dos baixinhos, como também os dogmas pré conceituados e enraizados na educação infantil, entre outros... Teve como mediador o Professor Hélio Gomes de Araújo com presença de 60% dos participantes do curso.























Por Prof. Hélio Araújo


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Comunicado URGENTE!

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes para os cursos do PROFUNCIONÁRIO que são destinados aos Servidores Efetivos da Rede Municipal de Ensino. Cursos: Secretaria Escolar e Infraestrutura Escolar, o período de inscrição começa hoje e vai até o dia 01 de maio. 
Acesse http://exame3.ifal.edu.br/ para mais informações e inscrições.



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cinema em Praça Pública

Fonte: www.cinesesi.com.br


Traga toda sua família e venham curtir cinema de graça de frente e Igreja Matriz, a partir de amanhã até domingo sempre com início as 18:30, com a seguinte programação: dia 12: Eu e Meu Guarda-Chuva - A fantástica aventura de três amigos ao enfrentar as assombrações de um novo colégio, classificação livre. No dia 13 teremos O Palhaço - Benjamim e Valdemar formam a dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue da divertida trupe do Circo Esperança. Classificação 10 anos. E no domingo dia 14 teremos o Filme Enrolados - Rapunzel está de volta num filme divertido com muita música e ação, classificação livre.
Uma Super Produção do Cine Sesi Cultural com o apoio da Prefeitura Municipal.



terça-feira, 9 de abril de 2013

Escola digital desafia "professor analógico"



Além de diferença de gerações entre alunos e professores, formação de docente não contempla a tecnologia na sala de aula

(Foto: Neco Varella/AE)


A ideia de “professores analógicos” em escolas com “alunos digitais” sempre volta à tona quando o debate é a chegada da tecnologia na sala de aula. A diferença de gerações é essencial nessa relação, mas há uma crise que cabe principalmente ao poder público resolver: a formação dos docentes ainda não contempla essa nova realidade e desafios.
As lacunas de formação que faz com que professores cheguem às escolas já defasados em relação ao uso da tecnologia são sentidas pelas secretarias de Educação. “Graduações e licenciaturas atualmente em seu currículo tratam a tecnologia e seus recursos de maneira superficial, pois a formação desses profissionais dá-se a partir de embasamentos teóricos, não relacionando a prática com a real função das tecnologias na educação”, diz a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Maria Nilene da Costa.
A educadora ressalta que a presença de recursos digitais vem avançando nas escolas do País, com projetos do Ministério da Educação (MEC) e também das esferas estaduais – o que pressiona o professor. “O docente que está iniciando a carreira ainda se depara com dificuldades de inserir o uso das tecnologias e recursos midiáticos de maneira interdisciplinar, reproduzindo ainda as aulas tradicionais.”
O maior desafio, para a presidente da União Nacionais dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, é incorporar a tecnologia desde a formação inicial. “A tecnologia não está integradas nas faculdades e na sala de aula, é notória a angústia dos professores”, diz ela. “O segredo é fazer com que todos os professores entendam que isso é importante.” Cleuza lembra que cabe ao MEC induzir políticas públicas. A pasta informou que pretende oferecer capacitação a todos os cerca de 500 mil professores do ensino médio nos tablets que está distribuindo. Os cursos, voluntários, têm duração de quatro a seis meses e são semipresenciais.
Apesar de receber críticas sobre a distribuição de tablets sem que houvesse uma plataforma específica para seu uso, o ministro Aloizio Mercadante tem mostrado preocupação com a formação. Em entrevista ao Estado publicada ontem – quando se revelou que o ministério trabalha na criação dessa plataforma -, Mercadante reafirmou que a capacitação dos professores é a prioridade. O ministro já repetiu algumas vezes que os estudantes estão no século XXI, enquanto professores, no século XX.
Diferenças. Além de achar a comparação infeliz, o professor Nelson Pretto, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ressalta que a diferença de gerações entre professor e aluno sempre existiu e não é tão problemática. “O aluno é jovem e por natureza traz a novidade, o desafio. Se um dia for muito diferente é que teremos de nos preocupar.”
Especialista em educação e comunicação, Pretto concorda que a formação inicial precisa ser transformada, para que não se dependa tanto da capacitação em serviço. “Necessitamos de uma revolução na formação, mas ela tem de ser acompanhada por uma revolução nas condições de trabalho e salário. Não é possível termos tantas expectativas com a educação sabendo as condições dos professores.”
Professor da escola municipal Guiomar Cabral, de Pirituba, zona oeste de São Paulo, André Bastos, de 41 anos, lembra que aprendeu mexer no Power Point, programa de apresentações, porque um aluno o ensinou. Mas para ele, isso só pode ser positivo. “A educação é uma via de mão dupla, eu tenho de tirar vantagem disso. O bom é que o aluno fica ainda mais protagonista”, diz ele, professor de português há 20 anos. “E esse é um desafio permanente do professor. Ele sempre entra na sala sem saber onde uma pergunta vai levar a aula.”


Autor: Estado de S. Paulo

Luto




A Secretária Municipal de Educação Sra. Ivaneide V. Melo Rodrigues e equipe, comunicam aos Funcionários da Rede Pública de Ensino do nosso município que amanhã (10/04) não haverá atividade escolar em respeito pelo falecimento do funcionário da Esc. Municipal de Educação Básica Nossa Senhora do Livramento Milton dos Santos (Milton Caboclo) ocorrido na manhã desta terça-feira.




Agradece,
Equipe Semedsrp

quinta-feira, 4 de abril de 2013

9ª Olimpíada de Matemática







Não se esqueça de que o período de inscrição da 9ª OBMEP 2013 - 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - será até 04 de abril de 2013. Quem ainda não inscreveu suas escolas, não deixe para o último dia, pois poderá haver congestionamento no site. Todas as escolas públicas que atendem às modalidades do Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - e Ensino Médio devem fazer sua inscrição. Cadastrem o número total de alunos destas modalidades para a primeira fase. 

Segue Cronograma:


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