quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Oficina

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) através da Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR) tem o prazer de oferecer o curso de aperfeiçoamento "Estratégias e Performances Inovadoras para a sala de aula", organizado em módulos.
Qual será o assunto de cada módulo?

Módulo 1- Engenharia de Papel (pop up): neste módulo iremos aprender a produzir livros pop up (aqueles que quando abrimos "saltam" figuras tridimensionais em papel), conhecer usos reais para a sala de aula e pensar novas possibilidades, a partir das demandas dos alunos.

Módulo 2- Cinema: a intenção deste módulo é desenvolver novos percursos de leitura de filmes que valorizam a concepção de aprendizagens possíveis. Para isso iremos trabalhar um filme, conhecer brevemente aspectos técnicos da produção fílmica, nos aventurarmos pela história do cinema e aprender a produzir brinquedos óticos (precursores do cinema)

Módulo 3-  Produção de animações com massa de modelar: a intenção é instrumentalizar o professor quanto a técnica de produção de animações usando stopmotion considerando o processo como estratégia diagnóstica das aprendizagens dos alunos envolvidos. 

Módulo 4- Fotografia: neste módulo os cursistas aprenderão técncias básicas de fotografia e ainda farão um incursão estética pelo universo das imagens, signidicados e leituras. 

Módulo 5- Sensorialidade e ambiente: a proposta deste módulo é aproximar os cursistas das questões ambientais a partir de uma prática reflexiva e de uma varredura sensorial pelo entorno. 

Módulo 6- Pedagogicidade dos espaços: neste módulo os cursistas serão convidados a revisitar o conceito de pedagogicidade dos espaços (Paulo Freire) em que é suposto existir um diálogo (subliminar) entre os espaços e seus frequentadores. O cursista tentará compreender o que a configuração espacial de sua escola comunica aos alunos e professores. 

Período de Realização em nosso município: De 22 a 24 de Agosto de 2013


Responsável pela proposta: 
Professora Dra. Ana Paula Bossler, Professor Dr. Pedro Caldeira 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...