A
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) através da Rede Nacional de
Formação Continuada (RENAFOR) tem o prazer de oferecer o curso de
aperfeiçoamento "Estratégias e Performances Inovadoras para a sala de
aula", organizado em módulos.
Qual será
o assunto de cada módulo?
Módulo
1- Engenharia de Papel (pop up): neste módulo iremos aprender a produzir livros
pop up (aqueles que quando abrimos "saltam" figuras tridimensionais
em papel), conhecer usos reais para a sala de aula e pensar novas possibilidades,
a partir das demandas dos alunos.
Módulo 2- Cinema: a intenção deste módulo é desenvolver novos percursos
de leitura de filmes que valorizam a concepção de aprendizagens possíveis. Para
isso iremos trabalhar um filme, conhecer brevemente aspectos técnicos da
produção fílmica, nos aventurarmos pela história do cinema e aprender a
produzir brinquedos óticos (precursores do cinema)
Módulo 3- Produção de animações com massa de modelar: a intenção é
instrumentalizar o professor quanto a técnica de produção de animações usando
stopmotion considerando o processo como estratégia diagnóstica das
aprendizagens dos alunos envolvidos.
Módulo 4- Fotografia: neste módulo os cursistas aprenderão técncias
básicas de fotografia e ainda farão um incursão estética pelo universo das
imagens, signidicados e leituras.
Módulo 5- Sensorialidade e ambiente: a proposta deste módulo é aproximar
os cursistas das questões ambientais a partir de uma prática reflexiva e de uma
varredura sensorial pelo entorno.
Módulo 6- Pedagogicidade dos espaços: neste módulo os cursistas serão
convidados a revisitar o conceito de pedagogicidade dos espaços (Paulo Freire)
em que é suposto existir um diálogo (subliminar) entre os espaços e seus
frequentadores. O cursista tentará compreender o que a configuração espacial de
sua escola comunica aos alunos e professores.
Período de Realização em nosso município: De 22 a 24 de Agosto de 2013
Responsável pela proposta:
Professora Dra. Ana Paula Bossler, Professor Dr. Pedro Caldeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário